Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  reportersaraiva@hotmail.com / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Ter, 07 de Novembro de 2023 19:33    PDF Imprimir Escrever e-mail
Fisioterapeuta é preso suspeito de participação no assassinato de morador de rua em Teresina depois que médico foi preso por engano

Um fisioterapeuta e um vigilante foram presos preventivamente, na tarde desta terça-feira (7 de novembro de 2023), na capital do Piauí (Teresina), suspeitos de matar a tiros, o morador de rua Francisco Eudes dos Santos Silva, vulgo Cabeludo. O crime ocorreu no dia 24 de abril de 2022, na Praça João Luís Ferreira, no Centro de Teresina.

Os suspeitos presos pelo DHPP foram identificados como sendo o fisioterapeuta Hitalo Vinicius Nogueira de Almeida e o segurança Sandro de Lima Freitas. Eles são enteados e padrasto.

Dois homens são presos suspeitos de matar a tiros morador de rua no Centro de Teresina — Foto: Lívia Ferreira/g1 Piauí

Ao g1, a advogada dos presos, Mayara Maia, definiu o caso como uma fatalidade e defendeu que os clientes estão contribuindo com o trabalho da polícia. Os suspeitos vão passar por audiência de custódia nesta quarta-feira (8 de novembro).

"Foi uma fatalidade. Nada foi planejado ou programado, acho que situações inusitadas. O momento difícil que a família estava passando, que acaba influenciando, às vezes, a autoria de algumas coisas que podem acontecer de fato", declarou a advogada Mayara Maia.

Segundo o delegado Jorge Terceiro, responsável pela investigação, o fisioterapeuta foi preso em casa e o vigilante se apresentou com o advogado no DHPP. O morador de rua foi morto por ter supostamente quebrado o vidro do carro de um dos suspeitos.

"Na noite do fato, eles estavam todos presentes em uma festa no Centro de Teresina e deixaram o veículo na parte de fora do local. Ao saírem do evento, eles constataram um dos vidros quebrados e saíram à procura do autor, sem saber quem era, e foram até a Praça João Luís Ferreira", informou.

Conforme o delegado Jorge Terceiro, os suspeitos chegaram a oferecer dinheiro pela identificação da pessoa que tinha quebrado o vidro. Eles deixaram o carro e foram andando diretamente até a vítima, que foi agredida com tapas, chutes e morta a tiros.

DHPP em Teresina — Foto: Sthefany Prado/g1 Piauí

"A mãe do fisioterapeuta estava no momento do crime, mas não participou. Durante depoimento no DHPP, os suspeitos alegaram que os moradores de rua teriam partido para cima deles e eles se defenderam. Um deles teria sacado a arma e reagido a uma agressão dos moradores", contou.

De acordo com Jorge Terceiro, a versão apresentada pelos suspeitos não se sustenta nos demais elementos, nem das testemunhas, nem das próprias filmagens do crime sendo praticado, que se encontra nos autos da investigação.

Médico preso por engano

Durante as investigações, um médico ortopedista chegou a ser preso por engano e foi liberado. Segundo o delegado Jorge Terceiro, testemunhas teriam reconhecido por fotos o médico como o autor do crime.

"O fato foi em abril de 2022. No transcorrer do procedimento diversas testemunhas foram ouvidas e algumas em reconhecimentos fotográficos acabaram reconhecendo uma pessoa que não estava no local do crime. Nós nos valemos de outras técnicas investigativas que mostraram que a pessoa que foi detida para fins de investigação, alguns meses atrás, não era o suspeito", declarou.

No transcorrer da investigação, o delegado Jorge Terceiro chegou aos verdadeiros autores que, interrogados na presença dos advogados, confessaram o crime.

Advogado Norberto Campelo.

Defesa do médico confundido fala no sofrimento da família e pedirá reparação do "erro"

Os advogados Norberto Campelo e Gilberto Holanda, que atuam na defesa do médico ortopedista Albert Medeiros, que foi preso temporariamente suspeito do crime, em agosto deste ano, estiveram no DHPP na tarde deste dia 7 de novembro de 2023 para acompanhar o caso. Norberto Campelo afirmou que os advogados ajudaram nas investigações para que médico fosse totalmente retirado da culpa.

“Desde o primeiro momento a gente já tinha consciência de que havia um equívoco na investigação. O Dr. Albert é uma pessoa que jamais se envolveu em qualquer tipo de ato ilícito, estava com a consciência absolutamente tranquila e nosso papel, o Dr. Gilberto (o outro advogado), foi tentar colaborar com as investigações, já de plano comprovando que era impossível a participação do Dr. Albert, porque ele estava em um local muito distante do local da ocorrência e outras provas, também muito contundentes, foram possíveis de ser recolhidas rapidamente a comprovar a ausência total de participação neste evento que era investigado”, explicou Norberto.

A defesa informou que as novas prisões deixaram a família do médico, aliviadas, porém o sofrimento causou sérios danos morais e profissional.

“Nós compreendemos que há um certo alívio para a família que sofreu muito com tudo isso. A mãe do Albert, inclusive, chegou a ter um AVC, em causa disso, com um sofrimento muito grande, ele teve um prejuízo moral muito grande, na sua profissão de médico, consultas desmarcadas, clientes perdidos, porque fica aquela dúvida. Então foi um momento de grande sofrimento”, relatou.

O advogado reforçou que o trabalho da Polícia Civil é importante e que tem prestado relevantes serviços à população, mas que houve um “erro”, apesar da reparação feita agora. Mas, que vai procurar a reparação judicial.

“E, agora, o alívio porque a polícia fez o seu trabalho, ao perceber que havia, de fato, cometido um erro, tinha sido induzida em erro por reconhecimentos que não eram verdadeiros, por indícios que também não se comprovaram. Acho que é importante a polícia do estado do Piauí, vir a público, para explicar com a sociedade tudo o que houve. (...) esse episódio não deve servir para o descrédito da Polícia Civil do Estado do Piauí, que tem relevante serviços prestados”.

“É uma pena que tenha acontecido esse erro, um erro claro e muito grave para essa família, (...) mas teremos novos desdobramentos, porque é preciso que o estado responda pelo erro cometido, pelos graves danos causados a essa família, isso nós, claro, teremos necessariamente que buscar”, completou.

 

Fonte: Portais G1 e Cidade Verde

Última atualização ( Ter, 07 de Novembro de 2023 19:45 )
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

Supremo anula delação premiada de Sérgio Cabral

News image

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (27) para anular a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, que está preso desde novembro ...

Leia mais

Juiz celebra casamentos por videoconferência durante pandemi

News image

Na manhã desta quinta-feira (28 de maio de 2020), na cidade de José de Freitas-PI, que fica a 48 km da capital do Piauí (Teresina), no Cartório do 2º Oficio ...

Leia mais

Presidente Trump diz tomar hidroxicloroquina contra a covid-

News image

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, disse que está tomando a droga hidroxicloroquina “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com o ...

Leia mais

Programa de redução de salário preserva mais de 7 milhões de

News image

O programa de redução temporária de salários e de suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) ajudou a preservar 7.206.915 de empregos, divulgou hoje (12) a ...

Leia mais

Entenda as regras de transição da reforma da Previdência

News image

A promulgação, nos próximos dias, da emenda à Constituição que reformou a Previdência exigirá atenção do trabalhador, principalmente do que estiver próximo de se aposentar. A proposta aprovada pelo Congresso ...

Leia mais

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federa

News image

O presidente Jair Bolsonaro determina ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15) no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares "estáticos, mó...

Leia mais

Proibição de telemarketing de telefônicas começa amanhã

News image

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas ...

Leia mais

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência enviada p

News image

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, com 379 votos a favor e 131 contra, em primeiro turno, a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Jair ...

Leia mais

Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência

News image

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira ...

Leia mais

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reform

News image

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de ontem (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o ...

Leia mais

"Se forçar a barra, não aprova nada", diz Bolsonaro sobre Pr

News image

O governo deve ceder para ver a reforma da Previdência aprovada, afirmou hoje (14) o presidente Jair Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, ao analisar a tr...

Leia mais

Cartão do Caminhoneiro entra em vigor no dia 20 de maio

News image

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmaram ontem (16) que o Cartão do Caminhoneiro, criado pela Petrobras, entrará em testes a partir do di...

Leia mais

Senac de José de Freitas abre inscrições para o curso de Red

News image

O Senac de José de Freitas, por meio da sua gerente de Unidade, Dalyne Farias, torna público a abertura das inscrições para o curso de Redação para o Enem 2019. ...

Leia mais

Decreto de Bolsonaro facilita porte de armas para advogados,

News image

O decreto do presidente Jair Bolsonaro anunciado nesta terça-feira, 7, e publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) facilita o porte de armas de fogo para uma série ...

Leia mais

Reforma vai gerar economia de R$ 1,236 trilhão em 10 anos, d

News image

A economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão, em 10 anos. O novo número foi divulgado hoje (25) pelo Ministério da Economia, ao...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.