Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  reportersaraiva@hotmail.com / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Sáb, 09 de Março de 2024 10:38    PDF Imprimir Escrever e-mail
Família de paciente que morreu no HUT no Piauí teve que comprar morfina e foi impedida de levar ventilador: 'foi assassinato'

Os familiares de um homem de 35 anos que morreu na última quinta-feira (7 de março de 2024) por possível falta de antibióticos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) relataram que tiveram que comprar morfina para ele, por solicitação dos médicos, para a cirurgia de amputação da perna. Os familiares contaram também que foram impedidos de levar um ventilador. Eles quiseram levar o aparelho porque o ar-condicionado do hospital não estava funcionando.

"Isso foi um assassinato, não foi uma morte. A gente perdeu uma pessoa da nossa família. Nunca mais ele vai voltar, nunca mais a gente vai ver ele. Os médicos diziam que estavam fazendo de tudo para salvar ele. Os médicos não têm culpa, quem tem é a saúde pública”.

Em nota, a direção do HUT informou que a Fundação Municipal da Saúde tem se empenhado para garantir que o hospital permaneça com estoques de medicações e insumos suficientes a atender a demanda dos pacientes. Leia a nota completa no final da reportagem.

Família de paciente que morreu no HUT teve que comprar morfina e foi impedida de levar ventilador: 'foi assassinato' — Foto: TV Clube

O rapaz de 35 anos procurou o Hospital do Dirceu Arcoverde, na Zona Sudeste de Teresina-PI, no dia 18 de fevereiro por conta de uma infecção na perna. Após ser atendido algumas vezes e fazer uso de antibióticos, ele piorou e, no dia 23, ele foi internado numa Unidade de Pronto Atendimento.

Dois dias depois, em 25 de fevereiro, ele foi transferido para o HUT. Na quinta-feira (7 de março), ele faleceu vítima de uma infecção generalizada em decorrência de uma necrose da perna.

Médicos pediram morfina para fazer amputação

Segundo uma familiar do rapaz, que pediu para ter sua identidade preservada, na última segunda-feira (4 de março) os médicos avisaram à família que precisariam amputar a perna do rapaz. Para isso, pediram que a família comprasse três caixas de morfinaEles conseguiram comprar apenas uma. Dois dias depois, a cirurgia foi desmarcada.

"Fizeram uma raspagem na perna dele, tiraram muita secreção. Fizeram uma revisão da cirurgia e decidiram que teria que ser feita a amputação. Mas depois disseram que era complicado, porque ele não aguentaria, que poderia morrer", disse um familiar do paciente.

A amputação foi então marcada para esta sexta-feira (8). Entretanto, o rapaz não resistiu e faleceu dia 7 de março.

Infecção grave

Apenas depois da morte a família foi informada de que ele estava com uma infecção por um tipo de bactéria multirresistente a alguns tipos de medicamentos, sendo necessários antibióticos específicos.

"Só falaram para a gente [da infecção] depois do óbito. Se tivessem falado que faltava algum remédio para matar essa bactéria, a gente ia correr atrás, né. Mesmo não sendo nosso papel fazer isso", disse.

Família foi impedida de levar ventilador

Segundo a família, todos os dias em que visitavam o rapaz, encontravam ele e os outros pacientes da enfermaria cobertos de suor. Os aparelhos de ar-condicionado estavam desligados. Em um desses dias, perguntaram se poderiam levar um ventilador, para aliviar o calor do rapaz. Mas não foi permitido.

"E no calor que faz em Teresina, quem aguenta? Sem remédio, sem higiene, sem os cuidados necessários?", questionou.

Falta de antibióticos

Motociclistas de 21 a 40 anos representam quase 90% das vítimas de acidentes de trânsito no Piauí, aponta levantamento do HUT — Foto: Divulgação/HUT

O caso está sendo apurado pelo Hospital de Urgência de Teresina  (HUT) por possível falta de antibióticos na unidade. Após inúmeras denúncias a respeito da falta de edicamentos, equipamentos e insumos, o Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) relatou o óbito do homem, de 35 anos, na quinta-feira (7 de março de 2024), que sofreu necrose na perna e infecção generalizada decorrente da lesão.

O homem estava internado havia pelo menos 10 dias, conforme documentos obtidos pela Rede Clube. Ele chegou a passar por cirurgia e limpeza do ferimento. Havia ainda recomendação de amputação da perna atingida pela lesão. O paciente, além disso, já tinha sequela neurológica decorrente de traumatismo craniano sofrido anos antes.

Conforme o hospital, o caso está sendo apurado por comissões internas. A assessoria de comunicação, em nota (veja íntegra ao fim da reportagem), informou que em caso de "indisponibilidade pontual de alguma medicação no estoque da farmácia", é possível a "substituição de tal medicação por outra, de igual classe e efeito similar que se encontre disponível".

Na prescrição médica, contudo, havia a observação de que, embora recomendado o tratamento com antibioticoterapia, o paciente não estava recebendo as medicações "por falta de opções no HUT".HUT apura morte de paciente com infecção generalizada por possível falta de antibióticos — Foto: Reprodução

O documento faz referência à necessidade de medicamento para MRSA, sigla para Multiple-resistant Staphylococcus aureus. Resumidamente, um tipo de bactéria multirresistente a alguns tipos de medicamentos, sendo necessários antibióticos específicos.

O problema do desabastecimento já havia sido relatado por profissionais de saúde do HUT, informando que cirurgias de urgência começaram a ser agendadas por falta de medicamentos. Além disso, Familiares de pacientes precisaram comprar a medicação para pacientes internados.

Kelson Veras, médico intensivista do hospital, detalhou o problema em entrevista na última terça-feira (5 de março de 2024) e destacou óbitos decorrentes do problema.

"[Por falta de medicamentos já houve] tanto óbitos quanto prejuízos para a saúde daquele paciente, que já é grave".

Segundo o médico, outro problema nas UTIs é a falta de ar-condicionado, que pode levar à subida de temperatura dos pacientes que já estão febris devido a alguma infecção.

"Isso chama se hipertermia. E no 'BRO bró' [período mais quente do ano], por exemplo, nós tivemos mortes por conta de hipertermia", contou.

Crise na saúde

Os relatos de problemas de infraestrutura e falta de medicamentos e insumos nos hospitais de Teresina, na gestão do prefeito Dr. Pessoa, acontecem desde o início de 2022, cerca de um ano após a posse do gestor.

A Câmara de Teresina, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Piauí estiveram envolvidos em investigações e determinações contra a Prefeitura de Teresina e a Fundação Municipal de Saúde. Mais recentemente, o HUT, maior hospital de urgência do Piauí passou a sofrer com a crise na gestão da saúde.

Veja íntegra da nota do HUT:

A Diretoria do Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha – HUT, vem, através da presente nota se posicionar diante de fatos que têm sido veiculados na mídia.

De saída, esclarecemos que dados sensíveis específicos de qualquer paciente estão resguardados por sigilo médico, de modo que não podem ser divulgados, exceto para o próprio paciente, ou familiares, em caso de impedimento deste.

Todavia, cumpre mencionar que tanto esta diretoria, como a presidência da Fundação Municipal da Saúde, tem se empenhado diuturnamente para garantir que o maior hospital de urgência do Estado permaneça com estoques de medicações e insumos suficientes a atender a crescente demanda dos pacientes.

Informamos ainda que em caso de indisponibilidade pontual de alguma medicação no estoque da farmácia, o médico assistente, com o auxílio de uma comissão permanente constituída com tal fim (Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS), avaliam, de plano, a substituição de tal medicação por outra, de igual classe e efeito similar que se encontre disponível, de modo a garantir o atendimento integral ao paciente.

Tal prática corriqueiramente ocorre tanto nesta unidade de saúde, como nos demais hospitais da rede pública e privada. Pontuamos ainda que o Hospital possui todas as comissões técnicas necessárias para avaliação de qualquer evento adverso ou inconsistências dentro dos processos hospitalares de assistência ao paciente.

Registramos ainda o empenho e brilhantismo da equipe de profissionais que atua nesse hospital, que se dedica a prover o melhor atendimento possível aos pacientes, inobstante o enorme volume de pacientes graves e urgentes que são recebidos diariamente nesta unidade de saúde.

 

Fonte: TV Clube e g1/PI

Última atualização ( Sáb, 09 de Março de 2024 10:58 )
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

Supremo anula delação premiada de Sérgio Cabral

News image

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (27) para anular a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, que está preso desde novembro ...

Leia mais

Juiz celebra casamentos por videoconferência durante pandemi

News image

Na manhã desta quinta-feira (28 de maio de 2020), na cidade de José de Freitas-PI, que fica a 48 km da capital do Piauí (Teresina), no Cartório do 2º Oficio ...

Leia mais

Presidente Trump diz tomar hidroxicloroquina contra a covid-

News image

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, disse que está tomando a droga hidroxicloroquina “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com o ...

Leia mais

Programa de redução de salário preserva mais de 7 milhões de

News image

O programa de redução temporária de salários e de suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) ajudou a preservar 7.206.915 de empregos, divulgou hoje (12) a ...

Leia mais

Entenda as regras de transição da reforma da Previdência

News image

A promulgação, nos próximos dias, da emenda à Constituição que reformou a Previdência exigirá atenção do trabalhador, principalmente do que estiver próximo de se aposentar. A proposta aprovada pelo Congresso ...

Leia mais

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federa

News image

O presidente Jair Bolsonaro determina ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15) no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares "estáticos, mó...

Leia mais

Proibição de telemarketing de telefônicas começa amanhã

News image

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas ...

Leia mais

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência enviada p

News image

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, com 379 votos a favor e 131 contra, em primeiro turno, a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Jair ...

Leia mais

Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência

News image

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira ...

Leia mais

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reform

News image

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de ontem (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o ...

Leia mais

"Se forçar a barra, não aprova nada", diz Bolsonaro sobre Pr

News image

O governo deve ceder para ver a reforma da Previdência aprovada, afirmou hoje (14) o presidente Jair Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, ao analisar a tr...

Leia mais

Cartão do Caminhoneiro entra em vigor no dia 20 de maio

News image

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmaram ontem (16) que o Cartão do Caminhoneiro, criado pela Petrobras, entrará em testes a partir do di...

Leia mais

Senac de José de Freitas abre inscrições para o curso de Red

News image

O Senac de José de Freitas, por meio da sua gerente de Unidade, Dalyne Farias, torna público a abertura das inscrições para o curso de Redação para o Enem 2019. ...

Leia mais

Decreto de Bolsonaro facilita porte de armas para advogados,

News image

O decreto do presidente Jair Bolsonaro anunciado nesta terça-feira, 7, e publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) facilita o porte de armas de fogo para uma série ...

Leia mais

Reforma vai gerar economia de R$ 1,236 trilhão em 10 anos, d

News image

A economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão, em 10 anos. O novo número foi divulgado hoje (25) pelo Ministério da Economia, ao...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.