Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  reportersaraiva@hotmail.com / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Dom, 12 de Maio de 2024 11:48    PDF Imprimir Escrever e-mail
Dia das Mães quando as filhas se tornam mães de suas mães cuidando delas com carinho

A inversão das funções de cuidado quando as mães envelhecem acaba sendo natural na maioria das famílias. Em geral, as filhas acabam assumindo a responsabilidade de se tornar "mães de suas mães" e esse cuidado, feito com profundo amor e doação, pode acontecer de forma mais leve com os papéis não se invertendo totalmente.

Sozinhas ou ao lado de outros familiares, essa função em geral é exercida por mulheres da família e pode ser exaustivo, tanto fisicamente quando psicologicamente.

A psicóloga Macela Tenório diz que a principal orientação é tentar manter os "papéis", garantindo o máximo de autonomia às mamães que agora precisam mais de cuidados.

Neste Dia das Mães, o g1 conta a história de Regina Marreiros e Maria Gorete Cardeal, filhas, mulheres e mães que assumiram, de certa forma, o papel de cuidadoras e "mães" de suas mães. Para elas, a função é de retribuição de amor e cuidado com paciência e sabedoria.

Maria Gorete assumiu o papel de cuidadora de seus pais — Foto: Arquivo pessoal

'Não há obrigação, há amor'

Maria Gorete Cardeal, de 52 anos, filha de Conceição e Francisco Cardeal, é um exemplo de amor e dedicação familiar. Muito rapidamente, Maria Gorete assumiu o papel de cuidadora de seus pais, proporcionando todo o carinho e atenção necessários em meio a obstáculos emocionais e físicos.

"Tudo aconteceu muito rápido, e de repente me vi 'mãe' dos meus pais", compartilha Maria Gorete. A missão começou com seu pai, que, devido ao Alzheimer e uma pneumonia, rapidamente ficou comprometido física e cognitivamente, ficando totalmente dependente de cuidados. Três meses depois dos diagnósticos, ele faleceu.

Logo em seguida, foi a vez de sua mãe, atualmente com 90 anos e que apresenta um quadro de demência, Alzheimer e hidrocefalia, que prejudica sua locomoção e motricidade. Apesar dos desafios, Maria Gorete encara a responsabilidade com amor e dedicação.

"Cuido dela como ela um dia cuidou de mim, com zelo, carinho, proteção e muito amor", afirma emocionada.

Para Maria Gorete, cuidar de seus pais não é uma obrigação, mas sim uma expressão genuína, acima de tudo, de amor, gratidão.

"Não existem sacrifícios, existe amor. Não existem obrigações, existe amor", ressalta. Apesar das limitações de comunicação de sua mãe, que atualmente já não fala, Maria Gorete encontra conforto na troca de olhares e nos gestos de carinho compartilhados entre elas.

Sua mãe continua sendo sua fonte de inspiração e motivação. "Ela é minha força, minha motivação, meu exemplo de coragem e de vida", revela Maria Gorete, emocionada. A cada dia, ela agradece a Deus pela oportunidade de retribuir todo o amor e cuidado que recebeu ao longo de sua vida, dedicando-se inteiramente ao bem-estar de sua mãe.

Regina Marreiros (de amarelo), aos 65 anos, divide as irmãs os cuidados de dona Benedita Almeida, hoje com 97 anos. — Foto: Arquivo pessoal

A palavra de ordem de Regina Marreiros é "sabedoria" nesta relativa inversão de papeis. Aos 65 anos, ela divide com outras cinco irmãs os cuidados de dona Benedita Almeida, hoje com 97 anos. Sua mãe é bastante ativa, mas já não mantém a autonomia da juventude, o que requer paciência.

Ela diz que a sabedoria é necessária para não tirar de sua mãe todo o poder de decisão, já que ela continua querendo e podendo fazer suas próprias escolhas no dia a dia.

"Esse cuidado vai depender das necessidades dela. Ela quem vai dizer que cuidado ela precisa, até porque ela se sente com muita autonomia ainda. Tem lucidez, tem uma certa independência. A gente ajuda no que ela quer, ela gosta de ser independente. Cuidar de um idoso é quase como cuidar de uma criança. Tem que ter paciência para compreender o que eles querem e o que pode ser feito", conta Regina.

Dona Benedita Almeida — Foto: Arquivo pessoal

"É um trabalho, tem que ter paciência, porque o idoso tem as manias dele, a maneira dele pensar, tem que ter sabedoria para ele não se sentir mal, não sentir que está dando trabalho. A minha mãe não gosta, porque ela sempre teve muita autonomia e às vezes deixa de pedir algo para não incomodar", completa.

Duas das irmãs de Regina moram com a mãe, mas as demais filhas se organizam de forma que todos os dias alguma delas esteja exclusivamente dedicada ao cuidado da mãe. A rotina é assim há cerca de 10 anos, desde que Benedita teve que colocar um marca-passo.

A rotina inclui desde dar os remédios necessários, preparar as refeições e ajudar no banho até levar para passeios, o que ela gosta muito. Hoje, estão vivas as seis irmãs, mas dona Benedita cuidou de nove filhos enquanto trabalhava fora. Toda a rotina, para as filhas, é de amor e retribuição de carinho e dedicação.

Dona Benedita Almeida (ao centro) e quatro de duas filhas. — Foto: Arquivo pessoal

"Não é sacrifício, a gente faz com carinho e dedicação porque a gente sabe o quanto eles cuidaram da gente. É uma forma de demonstrar o amor, agradecimento. Principalmente minha mãe que teve nove filhos, sempre trabalhou, nada mais justo que a gente cuide dela", avalia.

"Como mãe, a gente já tem o sentimento de cuidado e são valores que a gente repassa aos filhos do quanto é importante o cuidado com os idosos", diz Regina.

"Mãe precisa continuar sendo mãe"

Macela Tenório é psicóloga e diz que é bastante comum encontrar pacientes em realidades como essa, em que as filhas viram mães de suas mães. Ela destaca ainda o protagonismo feminino nesse cuidado, realidade experimentada em todo o mundo.

Esta inversão de papéis absoluta, conforme Macela, pode ser fator gerador de sofrimento mental para ambos os lados, mas é possível amenizar os impactos com atenção a alguns aspectos nessa relação de cuidado.

Macela Tenório é psicóloga e diz que é bastante comum encontrar pacientes em realidades como essa, em que as filhas viram mães de suas mães. — Foto: Arquivo pessoal

"As filhas acabam por fazer uma inversão de papéis consciente ou não. Assim passam a se comportar como mãe da sua mãe. O cuidador por vezes passa a negligenciar a si próprio - vida pessoal, convívio social, autoestima e saúde - em detrimento desse cuidado", diz a profissional.

"Já o ser cuidado, no caso a mãe, quando retirada desse papel, passa a sofrer não só com os acometimentos físicos (quando for o caso), mas também pela perda de autonomia. Sem se dar conta, às vezes os filhos cuidadores retiram desse idoso o direito de escolha até sobre uma peça de roupa, ou não os permitem participar das decisões sobre sua própria vida, por exemplo a escolha de uma atividade física", explica.

Como minimizar os efeitos dessa troca de funções? Ela diz que é importante que o filho se mantenha filho e a mãe, por mais que agora precise de cuidados, ainda é a mãe e é fundamental que se sinta assim.

"Quanto maior autonomia for possível fornecer a esse idoso, menos dependente ele se tornará, menores serão os impactos cognitivos que por si só já são comuns na velhice. Os cuidadores também precisam se lembrar de que mesmo idosa a mãe segue sendo mãe, e que pedir colo, compartilhar angústias e dividir momentos, segue sendo possível na maioria dos casos", diz.

Ela fala ainda de como é importante se preparar para esse momento de envelhecimento que, embora possa ser sofrido para muitas famílias, é natural.

"Precisamos nos lembrar que isso faz parte do ciclo da vida, aceitar com normalidade e retribuir o cuidado que um dia lhe foi ofertado faz toda diferença na qualidade da relação", orienta.

 

Fonte: G1/PI

Última atualização ( Dom, 12 de Maio de 2024 12:09 )
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

Supremo anula delação premiada de Sérgio Cabral

News image

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (27) para anular a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, que está preso desde novembro ...

Leia mais

Juiz celebra casamentos por videoconferência durante pandemi

News image

Na manhã desta quinta-feira (28 de maio de 2020), na cidade de José de Freitas-PI, que fica a 48 km da capital do Piauí (Teresina), no Cartório do 2º Oficio ...

Leia mais

Presidente Trump diz tomar hidroxicloroquina contra a covid-

News image

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, disse que está tomando a droga hidroxicloroquina “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com o ...

Leia mais

Programa de redução de salário preserva mais de 7 milhões de

News image

O programa de redução temporária de salários e de suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) ajudou a preservar 7.206.915 de empregos, divulgou hoje (12) a ...

Leia mais

Entenda as regras de transição da reforma da Previdência

News image

A promulgação, nos próximos dias, da emenda à Constituição que reformou a Previdência exigirá atenção do trabalhador, principalmente do que estiver próximo de se aposentar. A proposta aprovada pelo Congresso ...

Leia mais

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federa

News image

O presidente Jair Bolsonaro determina ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15) no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares "estáticos, mó...

Leia mais

Proibição de telemarketing de telefônicas começa amanhã

News image

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas ...

Leia mais

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência enviada p

News image

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, com 379 votos a favor e 131 contra, em primeiro turno, a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Jair ...

Leia mais

Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência

News image

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira ...

Leia mais

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reform

News image

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de ontem (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o ...

Leia mais

"Se forçar a barra, não aprova nada", diz Bolsonaro sobre Pr

News image

O governo deve ceder para ver a reforma da Previdência aprovada, afirmou hoje (14) o presidente Jair Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, ao analisar a tr...

Leia mais

Cartão do Caminhoneiro entra em vigor no dia 20 de maio

News image

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmaram ontem (16) que o Cartão do Caminhoneiro, criado pela Petrobras, entrará em testes a partir do di...

Leia mais

Senac de José de Freitas abre inscrições para o curso de Red

News image

O Senac de José de Freitas, por meio da sua gerente de Unidade, Dalyne Farias, torna público a abertura das inscrições para o curso de Redação para o Enem 2019. ...

Leia mais

Decreto de Bolsonaro facilita porte de armas para advogados,

News image

O decreto do presidente Jair Bolsonaro anunciado nesta terça-feira, 7, e publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) facilita o porte de armas de fogo para uma série ...

Leia mais

Reforma vai gerar economia de R$ 1,236 trilhão em 10 anos, d

News image

A economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão, em 10 anos. O novo número foi divulgado hoje (25) pelo Ministério da Economia, ao...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.