21°C 33°C
José de Freitas, PI
Publicidade

Laudo do IML diz que homem estuprou menina de 7 anos antes de matá-la a pauladas e avós morreram tentando salvar a criança

Clenilson Sousa Santos foi preso e confessou os assassinatos da criança de 7 anos e dos seus avós

Redação
Por: Redação
11/01/2025 às 12h41 Atualizada em 11/01/2025 às 13h13
Laudo do IML diz que homem estuprou menina de 7 anos antes de matá-la a pauladas e avós morreram tentando salvar a criança
Suspeito Clenilson Sousa Santos foi preso e confessou os assassinatos (Foto: PMPI)

O laudo cadavérico do Instituto Médico Legal (IML), concluído na última sexta-feira (10 de janeiro de 2025), revelou que a menina de 7 anos encontrada morta junto com os avós na zona rural Leste de Teresina-PI foi estuprada antes de ser morta, a pauladas. Segundo o delegado Francisco Costa, o Baretta, os idosos tentaram defender a criança mas foram assassinados a facadas e pauladas pelo suspeito Clenilson Sousa Santos, que foi preso no dia 8 de janeiro deste ano.

O g1 não conseguiu contato com a defesa de Clenilson Sousa para comentar o caso.

A menina Ana Sofia, de 7 anos, e seus avós, Maria dos Santos, de 77 e João Francisco, de 68 anos, foram assassinados a pauladas e golpes de faca dentro da casa onde moravam no povoado Cajaíba, na zona rural de Teresina.

Segundo o delegado Baretta, coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o avô de Ana Sofia, João Francisco de Souza, foi morto após flagrar o suspeito cometendo o estupro. A avó de Ana Sofia, Maria dos Santos, também tentou defender a neta e foi esfaqueada nos braços, rosto e tórax.

Vítimas Maria dos Santos, João Lemos e Ana Sofia (Foto: Redes Sociais)

"O laudo da perícia e a investigação criminal aponta que Clenilson entrou na madrugada de segunda na casa dos idosos com uma lanterna e um pedaço de madeira de 90 centímetros e foi sorrateiramente ao quarto da criança. Ao ouvir os gritos da neta sendo violentada, o avô da menina entrou no quarto e tentou impedir o suspeito. Clenilson o golpeou com a faca em seu pescoço, quase o degolou", explicou o delegado.

Todas as vítimas, segundo o delegado, também foram espancadas com o pedaço de madeira. A criança teve o rosto desfigurado pela violência dos golpes.

Segundo o delegado Baretta, o crime foi premeditado, e Clenilson Sousa Santos, suspeito do crime, já teria tentado estuprar a criança outra vez, ainda quando morava na casa com a família.

Ainda segundo o delegado Barreta, Clenilson confessou os assassinatos em seu depoimento à polícia e disse que sentia raiva da família por ter o expulso de casa e pela filha do casal de idosos, mãe da menina estuprada, ter terminado o relacionamento com ele. Mas não confessou que tenha cometido estupro.

A prisão preventiva de Clenilson foi decretada na tarde desta da última sexta-feira (10 de janeiro). Ele deve responder pelos crimes de homicídio e estupro de vulnerável. A Polícia Civil tem 10 dias para concluir o inquérito.

Prisão

Clenilson Sousa Santos, suspeito de assassinar uma garota de sete anos e os avós dela em Teresina, confessou o crime após ser preso em flagrante, na tarde da quarta-feira, 8 de janeiro de 2025. Segundo a Polícia Civil do Piauí, ele matou as vítimas porque foi expulso da casa delas, onde morou por seis meses, após furtar um parente dos idosos.

De acordo com o delegado Barêtta, o suspeito tinha um relacionamento com a mãe da criança. Os dois se conheceram em um abrigo para dependentes químicos na capital do Piauí e, quando saíram, ela o levou para a casa dos idosos.

As vítimas do triplo homicídio se chamam:

João Francisco de Souza Lemos, de 68 anos;

Maria dos Santos de Souza Lemos, de 77 anos;

Ana Sofia da Silva Lemos, de 7 anos.

Depois de ser expulso, Clenilson se mudou para uma casa em frente à residência dos idosos, onde ficou por dois meses. Segundo a polícia, ele planejou o crime e o executou na madrugada do dia 6 de janeiro de 2025. A mãe da criança, segundo o delegado Baretta, é usuária de drogas e não tem residência fixa.

"Ele confessou o crime, com todos os detalhes. Entrou na casa durante a noite, pegou uma lanterna da residência e foi logo no quarto da criança. Quando estava lá, já matando ela, foi surpreendido pelo senhor [avô da garota]", contou o delegado Barêtta.

Após os assassinatos, o suspeito relatou à polícia que fez uma espécie de "ritual" em que levantou as mãos ao céu. A polícia apreendeu, na casa em que o crime aconteceu, a lanterna utilizada por ele, um pedaço de pau e duas facas. O material genético encontrado na lanterna coincide com o dele.

Ainda segundo Barêtta, Clenilson é suspeito de outros dois homicídios no Maranhão e no Ceará. O delegado, no entanto, não deu detalhes sobre esses crimes.

Filho encontrou pais e sobrinha mortos

Os três foram encontrados por um filho do casal, Gilson de Sousa Lemos. Gilson contou ter visto os pais com vida no último domingo (5 de janeiro). Ele mora em outro povoado, a poucos quilômetros da casa, e foi visitá-los na terça.

"Quando entrei, já vi o meu pai já caído, minha mãe dentro do quarto caída, de bruços, e a meninazinha em cima da cama, caída. Fiquei desesperado e corri no vizinho, que chamou a polícia", relatou Gilson.

Ainda segundo Gilson, as casas do entorno não têm moradores, e os únicos vizinhos vivem em casas distantes demais do local para terem ouvido algo suspeito.

A menina Ana Sofia é filha de um outro filho de Maria dos Santos, que está preso por uma tentativa de homicídio cometida em 2023. Por isso, ela morava com a avó, e havia sido matriculada na escola municipal do povoado Cajaiba recentemente.

 Fonte: G1 Piauí