Um bebê foi encontrado abandonado em um matagal na cidade de Dom Expedito Lopes-PI, distante 289 quilômetros de Teresina. Acredita-se que se trata de uma recém-nascida porque no local foram encontrados vestígios do parto, o que parece ser placenta e o bebê ainda apresentava o cordão umbilical.
O bebê do sexo feminino foi encaminhado ao Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos-PI, distante 28 quilômetros de Dom Expedito Lopes.
O cidadeverde.com apurou que o estado de saúde do bebê é considerado gravíssimo. Em nota, o Hospital Regional Justino Luz estima que a bebê tenha nascido entre a 24 a 26 semana de gestação (em torno de seis meses de gestação).
"RN sexo feminino de aproximadamente 24 a 26 semanas, foi encontrado por munícipes próximo ao posto São Lucas, município de Dom Expedito Lopes. Deu entrada no Hospital Regional Justino Luz em gasping (respiração curta e agonizante) com tiragem intercostal e cianose. Foi prontamente atendida na unidade sendo intubada e assistida pela equipe. Será regulada para serviço de referência", diz a nota.
Segundo o sargento Nunes, do Grupamento da Polícia Militar de Dom Expedito Lopes, a criança foi encontrada por um funcionário que cuida da rede de abastecimento de água na Serra dos Pinheiros, por volta das 13h40min deste sábado, 11 de janeiro de 2024.
"Ele estava indo até o poço para ligar a bomba para encher a caixa d'água, que atende as comunidades próximas e ouviu um choro de bebê. Ele ficou tão assustado que saiu correndo para pedir socorro. Um casal que estava passando na rodovia parou e o ajudou. Pegaram a criança e levaram para o Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos", disse o sargento Nunes.
Segundo os moradores da região, a criança foi encontrada em uma área de baixada, uma espécie de buraco, coberta com uma camisa de cor preta. Ainda segundo os moradores, a recém-nascida é muito pequena e pode ter nascido prematura.
Confira nota divulgada pela Sesapi:
Um recém-nascido do sexo feminino, com idade gestacional estimada entre 24 e 26 semanas, deu entrada no Hospital Regional Justino Luz (HRJL) neste sábado (11) em estado crítico, apresentando respiração curta e agonizante (gasping).
A equipe médica realizou os primeiros atendimentos, procedendo com a intubação e suporte necessário. O recém-nascido será transferido para um serviço de referência especializado para continuidade do tratamento.
O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) auxiliou no translado do bebê até a unidade hospitalar.
Fonte: Portal Cidade Verde