A advogada Valdenice Gomes Celestino Soares, de 53 anos, foi assassinada com vários tiros de pistola, por volta das 9h40min da manhã desta segunda-feira, 3 de março de 2025, na localidade Jorge, zona rural de Paulistana, no Piauí, pelo próprio irmão Adelaide Gomes Celestino, que após o crime fugiu em uma motocicleta. A advogada foi atingida por pelo menos seis tiros. Paulistana fica a 474 km de Teresina, no Sudeste do Piauí.
Segundo a polícia, o crime aconteceu após uma discussão da advogada Valdenice com o irmão Adelaide Gomes contra quem ela tinha uma medida protetiva em razão de uma desavença a respeito de uma disputa por herança de terras da mãe deles.
Testemunhas relataram à polícia que o suspeito e vítima se encontraram em uma estrada e Valdenice teria pedido para o irmão não se aproximar dela em razão da medida protetiva.
O assunto tratado pelos dois ainda é desconhecido, mas o homem teria ficado irritado porque a irmã teria passado a gravá-lo com o celular. Ela estava acompanhada de uma irmã e de um sobrinho, que correram após o primeiro tiro.
O tenente-coronel França, comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, explicou que a vítima estava na companhia de duas pessoas quando o irmão teria chegado armado à sua propriedade, na localidade Jorge, na zona rural de Paulistana.
"A vítima foi abordada na sua propriedade enquanto concluía uma cerca de arame, houve discussão entre os dois e o irmão atirou nela na frente das duas testemunhas", disse o coronel.
A advogada Valdenice Gomes teve morte imediata no local e o autor do crime fugiu e está sendo procurado pela polícia. O corpo da advogada foi periciado no local do crime e depois foi removido pelo IML para ser submetido a exames e somente depois foi liberado para a família realizar velório e sepultamento.
Valdenice trabalhava como assessora jurídica da Prefeitura Municipal de Paulistana, que decretou luto oficial e divulgou nota de pesar.
Veja a nota:
Com profundo pesar, a Prefeitura de Paulistana lamenta o falecimento de Dra. Valdenice Gomes Celestino Soares, nossa assessora jurídica, uma profissional excepcional e um ser humano ímpar, que dedicou sua vida a sua profissão com competência, ética e generosidade. Sua partida deixa um vazio imenso em nossa equipe e em toda a população que teve o privilégio de contar com seu trabalho e dedicação.
Nos solidarizamos com seus familiares e amigos neste momento de dor, desejando força e conforto a todos. Seguimos em oração por sua família, certos de que seu legado permanecerá vivo em nossas memórias e corações.
Que Deus a receba em sua infinita paz.
A Prefeitura de Paulistana decreta três dias de luto oficial pelo falecimento da Dra. Valdenice Gomes Celestino Soares, assessora jurídica do município.
Uma profissional exemplar, dedicada e humana, que deixou sua marca na história de Paulistana. Nossa solidariedade à família e amigos neste momento de dor.
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) também emitiu nota de pesar,
Veja a nota divulgada pelo OAB-PI:
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), manifesta profundo pesar pelo falecimento da advogada piauiense Valdenice Gomes Celestino Soares, aos 53 anos, nesta segunda-feira (03/03).
Neste momento de dor e luto, a OAB-PI se solidariza com os familiares e amigos de Valdenice Gomes Celestino Soares, expressando suas mais sinceras e profundas condolências.