Uma roça de maconha de 3 hectares foi encontrada pela Polícia Militar em Sebastião Barros-PI, a 975 km de Teresina. Conforme a PM, a plantação estava no terreno do ex-prefeito do município Nivaldo Roberto Nogueira Rodrigues, que foi preso juntamente com outras quatro pessoas. A droga foi incinerada neste sábado (8 de março de 2025), e essa é a 4ª apreensão de roça de maconha em menos de um mês no Piauí.
O local onde a droga foi encontrada é próximo a divisa dos estados do Piauí e Bahia. De acordo com a PMPI, se colhida, a plantação tinha a capacidade de produzir até 13 toneladas de entorpecente.
Durante a operação, cinco pessoas foram presas, entre elas uma mulher. Os suspeitos são naturais dos estados do Maranhão, Piauí e Pernambuco. Além do plantio, os policiais apreenderam um rifle calibre 22, duas armas calibre 380 e uma ponto 40, munições, uma caminhoneta e materiais utilizados para a comercialização da droga.
"A operação foi autorizada na tarde da última quinta-feira (6 de março). Nossas tropas se deslocaram para a região de Corrente-PI e, com apoio das forças de segurança da Bahia, conseguimos retirar de circulação cerca de 13 toneladas de drogas, que poderiam destruir muitas famílias piauienses e do estado vizinho”, destacou o comandante-geral da PM-PI, Scheiwann Lopes.
Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Corrente, onde permanecem à disposição da Justiça.
4ª apreensão de roça de maconha
Essa apreensão de plantação de maconha é a 4ª em menos de um mês no Piauí. Três foram realizadas no Sul do Piauí, nos municípios de Dom Inocêncio, Capitão Gervásio Oliveira e Sebastião Barros, e uma no Norte, no município de São João da Serra.
No dia 12 de fevereiro deste ano, a polícia encontrou uma plantação de maconha de aproximadamente 1 hectare, que produziria cerca de seis toneladas da droga. Um homem de 48 anos foi preso. Dois dias depois, em 14 de fevereiro de 2025, outra roça de 3 hectares de maconha foi encontrada e quatro pessoas foram presas.
No dia 20 de fevereiro de 2025, a polícia desarticulou duas roças de maconha, uma próxima a outra na localidade Lagoa dos Bois, na zona rural do município de Capitão Gervásio Oliveira-PI. Um jovem de 23 anos, identificado apenas pelas iniciais A.G. de S., foi preso em flagrante.