22°C 28°C
José de Freitas, PI
Publicidade

PF cumpre mandados contra suspeitos de desviar recursos do Fundeb no Piauí; coveiro era usado como laranja

Segundo a PF, os recursos foram desviados no período de 2021 a 2024

Redação
Por: Redação
13/03/2025 às 09h33
PF cumpre mandados contra suspeitos de desviar recursos do Fundeb no Piauí; coveiro era usado como laranja
PF cumpre mandados em investigação de desvio de recursos do Fundeb no Piauí (Foto: PF)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (13 de março de 2025) a Operação Shallow Grave que desmantelou um esquema criminoso de desvio de recursos públicos no município de Fartura do Piauí. As verbas desviadas eram do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Teresina e  São Raimundo Nonato, no Piauí, e Camaçari, na Bahia. Foi realizado ainda o sequestro de bens e valores no montante de aproximadamente R$ 715 mil, com objetivo de garantir o ressarcimento de possíveis danos aos cofres públicos.

Polícia Federal investigado desvio de recursos do Fundeb, em Fartura do Piauí (Foto: PF)

 

As medidas cautelares foram deferidas pelo Juiz da 3ª Vara Federal do Piauí.

Investigação aponta uso de laranja

Após movimentações financeiras suspeitas de lavagem de dinheiro, a Polícia Federal deu início às investigações e desvendou que os investigados utilizavam um operador financeiro, um laranja, que exercia a função de coveiro no município de São João do Piauí, que fica no Sul do Estado.

Há a suspeita de que esses recursos, sem justificativa plausível, tenham sido usados para pagamentos de vantagens indevidas a agentes públicos e políticos. Segundo a PF, os envolvidos são de um núcleo empresarial e político da cidade de Fartura do Piauí.

“As irregularidades investigadas envolvem crimes de fraude em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cometidos entre 2021 e 2024, com o uso de recursos federais destinados à educação no município”, afirma a PF em nota.

 

Fonte: PF e Portal Cidade Verde