Pai e filho estão entre os alvos de uma operação deflagrada na manhã desta sexta-feira (28 de março de 2025) pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). A ação ocorre nos bairros Vale Quem Tem, Parque Universitário, Parque Piauí e Teresina Sul, abrangendo as Zonas Leste e Sul de Teresina-PI.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, o pai teria cooptado o filho, que é menor de idade, para integrar a organização criminosa e auxiliar nas práticas delituosas, visando burlar a Justiça. O filho foi apreendido e o pai segue foragido.
“O pai, envolvido com a criminalidade, trouxe o filho também para integrar essa organização criminosa. O filho auxiliava ele na distribuição, na comercialização de entorpecentes e também nas práticas de roubo, nas práticas criminosas. O filho, por ser menor de idade, era utilizado como se fosse uma espécie de ferramenta para praticar os crimes e tentar burlar o sistema de Justiça”, explicou o delegado.
Ao todo, estão sendo cumpridas 20 medidas cautelares, incluindo mandados de prisão, mandados de busca e apreensão e buscas específicas contra menores de idade que atuavam junto ao grupo criminoso.
A operação tem como objetivo desarticular um núcleo de uma facção criminosa envolvida em roubos e outros crimes violentos. Os alvos são investigados por assaltos a transeuntes, roubos de motocicletas e veículos, sempre com extrema violência. Além disso, há indícios de que o grupo tenha participação no assalto recente contra um vereador de Teresina. As investigações apontaram ainda que adolescentes eram aliciados pela facção para atuarem diretamente nos roubos.
“Um dos focos principais dessa operação é justamente retirar menores de circulação. A gente tem acompanhado, infelizmente, a entrada desses menores no crime organizado, com as facções utilizando esses indivíduos como ferramentas do crime”, ressaltou Charles Pessoa.
A operação conta com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (PC-PI), Força Estadual Integrada de Segurança Pública, Núcleo de Operações com Cães (NOC) e Guarda Municipal de Teresina. A ação faz parte do Pacto pela Ordem, iniciativa do Governo do Estado para fortalecer a segurança pública e intensificar o combate à criminalidade organizada no Piauí.
Fonte: TV Cidade Verde e Portal Cidade Verde