Morreu aos 88 anos, na manhã deste sábado, 31 de maio de 2025, na cidade de José de Freitas, no Piauí, o farmacêutico Francisco Alves da Costa, carinhosamente conhecido como Chico Chiquita, que há vários anos, constituiu em José de Freitas, o seu próprio patrimônio, onde era proprietário da Drogaria Central, no centro, a qual nos últimos anos em razão de sua idade, vem sendo administrada pelo filho Everaldo Costa, que é solteiro e que até hoje morava com o pai Chico Chiquita e a irmã Taciana.
De acordo com informações repassadas ao Saraiva Repórter, por volta das 9h40min deste sábado (31 de maio de 2025), por Everaldo Costa, que já foi técnico e jogador da Seleção de José de Freitas, o seu pai Chico Chiquita morreu por volta das 6h50min deste sábado (31 de maio de 2025) vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo Everaldo, o seu pai Chico Chiquita nasceu no dia 9 de dezembro de 1937.
Segundo ainda Everaldo, o seu pai Chico Chiquita estava em casa na Rua Edgar Gaioso, no Centro de José de Freitas, há dez dias, quando sofreu um AVC. Ele foi levado para o Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas, no carro do próprio filho Rivanildo, tendo a equipe médica realizado os procedimentos legais, mas não obteve êxito, tendo o empreendedor farmacêutico ido a óbito neste dia 31 de maio de 2025.
O corpo de Chico Chiquita que era torcedor do Flamengo do Rio de Janeiro e do time amador Impossíveis de José de Freitas foi preparado pela Pax União, contratada pela família, e está sendo velado na Igreja de São Francisco das Chagas, na Rua Hugo Napoleão, no Centro de José de Freitas-PI.
Everaldo Costa informou ainda ao Saraiva Repórter que o corpo do seu pai Chico Chiquita será sepultado em uma gaveta, no Cemitério Santo Estevam, na Rua Edgar Gaioso, Centro de José de Freitas, onde já estão sepultados os corpos de sua esposa Cândida Leite Sobrinho da Costa, conhecida como Dona Moça, e do seu filho professor Ranulfo Costa. O padre Valdeci celebrou uma missa de corpo presente na Igreja de São Francisco e o corpo de Chico Chiquita foi levado para o Cemitério Santo Estevam, por volta das 17 horas deste dia 31 de maio, onde foi sepultado. Vários amigos foram se despedir do farmacêutico Chico Chiquita. Teve muito clamou de familiares no momento da despedida.
De acordo ainda com informações repassadas por Everaldo, o seu pai Chico Chiquita começou a trabalhar com 13 anos de idade. A filha Taciana que também morava com Chico Chiquita afirmou que o pai trabalhava há mais de 60 anos com farmácia, tendo iniciado em Teresina-PI e depois montou o seu próprio negócio em José de Freitas, onde ele nasceu e constituiu família. Taciana que atualmente namora com o ex-prefeito de José de Freitas, Josiel Batista, afirmou que Chico Chiquita prestou relevantes serviços à população de José de Freitas e região, e que nunca será esquecido por seus familiares. Chico Chiquita também foi jogador da Seleção de José de Freitas.
O farmacêutico Chico Chiquita estava viúvo de Cândida Leite e era pai de sete filhos sendo eles: Ranulfo (falecido), Vitória, Rivanildo, Iraildes, Ecio, Everaldo e Taciana.
Francisco Alves da Costa, o Chico Chiquita, além de familiares, deixa vários amigos em José de Freitas, dentre eles, o jornalista José Saraiva por quem ele tinha uma grande admiração. Segundo Taciana Costa, quando o jornalista José Saraiva publicava reportagens no site Saraivarepórter.com e citava o nome dele (Chico Chiquita) como empreendedor ou desportista, ele se emocionava saia água dos olhos e dizia que gostava do jornalista e o respeitava.
“Que o amigo Chico Chiquita descanse em paz em sua nova morada, obrigado por tudo que realizou em vida em José de Freitas e região, que sua família supere a dor que está passando, que Deus ilumine a todos. Você nunca será esquecido por seus familiares e amigos”, falou o jornalista José Saraiva.