23°C 36°C
José de Freitas, PI
Publicidade

Mulheres com funções estratégicas em facção criminosa são alvo de operação no Piauí

Ao todo, estão sendo cumpridos 26 mandados judiciais expedidos pela Justiça, sendo 11 de prisão e 15 de busca e apreensão.

Redação
Por: Redação
26/06/2025 às 09h26
Mulheres com funções estratégicas em facção criminosa são alvo de operação no Piauí
Operação realizada pelo Draco (Fotos: SSP/PI).

Mulheres suspeitas de integrarem uma facção criminosa foram alvo de uma operação deflagrada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) na manhã desta quinta-feira (26 de junho de 2025), em diferentes regiões de Teresina-PI. Até o momento, três suspeitas foram presas.

Ao todo, estão sendo cumpridos 26 mandados judiciais expedidos pela Justiça, sendo 11 de prisão e 15 de busca e apreensão.

As ordens judiciais foram executadas em diversos bairros da capital: São Pedro (Prainha), Residencial HBB (Pedra Mole), Alto da Ressurreição, Vila São Francisco, Vila do Avião, Satélite, Cidade Leste 2, Tabajaras, Vila Mocambinho e Francisca Trindade. Também houve cumprimento de mandado no município de Oeiras, no interior do Piauí.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações identificaram a existência de um núcleo feminino da facção, autodenominado “Companheiras Sintonia Piauí”, composto exclusivamente por mulheres que atuavam em funções estratégicas dentro da organização criminosa. O grupo utilizava linguagem cifrada, codinomes e simbologia própria da facção, como o número 15, mantendo uma estrutura hierárquica interna e divisão de tarefas.

"Essas mulheres exerciam papéis fundamentais, como vigilância armada, transmissão de ordens, organização de ações táticas e difusão de relatórios de segurança. Em conversas extraídas, foi possível identificar celebrações de execuções de rivais e até a publicação do estatuto da facção, com 45 itens disciplinares que incluem sanções como pena de morte para traidores", destacou a Polícia Civil em nota.

A operação contou com o apoio de várias forças de segurança, incluindo o BEPI, Canil da FEISP, BOPE, Guarda Municipal de Teresina, além de equipes de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e da Polícia Civil.

A Polícia Civil reitera que a população pode contribuir com informações por meio do canal de denúncias anônimas: (86) 9 9644-0647 (WhatsApp).

 Fonte: Portal Cidade Verde