23°C 36°C
José de Freitas, PI
Publicidade

Buscas a vizinho suspeito de planejar sequestro de filho de empresário no Piauí entram no segundo dia

Ítalo já foi preso anteriormente por outros crimes e foi solto pela justiça.

Redação
Por: Redação
28/06/2025 às 18h46 Atualizada em 28/06/2025 às 18h57
Buscas a vizinho suspeito de planejar sequestro de filho de empresário no Piauí entram no segundo dia
Ítalo da Silva Araújo (Foto: Reprodução Redes Sociais).

As buscas por Ítalo da Silva Araújo, suspeito de ser o mentor intelectual do sequestro do adolescente Jorge Gabriel Lima de Carvalho, de 14 anos, filho de um empresário, em Monsenhor Gil-PI, entram no segundo dia consecutivo. Os sequestradores estavam exigindo 250 mil reais para libertar o adolescente que foi encontrado com vida pela Polícia Civil, em um cativeiro entre as cidades de Nazária e Demerval Lobão, no Piauí.

Policiais civis e militares permanecem na Zona Rural das cidades de Demerval Lobão e Nazária, região onde a vítima foi mantida em cativeiro por cerca de 18 horas. Durante o resgate do menino, filho de um empresário na cidade de Monsenhor Gil, no interior do Piauí, três mulheres e dois homens foram presos. Poucas horas depois, dois morreram em confronto com as forças de segurança e Ítalo segue sendo procurado.

“Ele que foi o mentor intelectual do sequestro, era vizinho do pai da vítima, já tinha sido preso no ano passado pelo Draco e por outros crimes. Então, a gente faz um apelo para que esses crimes violentos sejam levados com muita seriedade e que as pessoas sejam mantidas encarceradas. Rogo as autoridades, ao poder judiciário, aos deputados, ao Congresso Nacional, que endureçam as normas que envolvam crimes violentos. Não podemos permitir que uma pessoa que sequestra e, quem sabe, poderia até matar esse jovem, fique solto", defendeu o secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas. 

Secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas (Foto:Renato Andrade).

O delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP-PI, detalhou a escalada de Ítalo da Silva no crime. Ele já era investigado pelo chamado "golpe da facção", roubos e agora sequestro. 

"Já foi preso condenado por homicídio. É um criminoso violento. Ele inicia numa trilha que vai de baixo para cima, enquanto não enfrentar uma nova condenação. Ano passado, fez o chamado golpe da facção, um crime de estelionato, porque ele não sabe onde tá ninguém, mas manda mensagens pedindo dinheiro, dizendo que está com parentes das vítimas. Ele foi indiciado pelo Draco e solto com tornozeleira eletrônica. Depois, rompeu o monitoramento. Em seguida, ele escala do golpe para a extorsão, procura comerciantes e tenta extorquir. Foi pra São Paulo e quando desembarcou em um ônibus clandestino já praticou um roubo com restrição de liberdade. Como a gente já tinha todo esse levantamento, esse mapeamento e todas as informações, conseguimos salvar a vida do garoto", detalhou o delegado Nery.

Delegado Anchieta Nery (Foto: Renato Andrade).

.CASAL DO CRIME

De acordo com a SSP-PI, Ítalo teria agido com o apoio da companheira, Maria Amanda Ferreira da Silva, que foi presa. Ela é investigada também por envolvimento em crimes de roubo qualificado e extorsão, cometidos ao lado de Ítalo. O grupo contou ainda com apoio logístico de outros comparsas, que cederam um veículo e uma casa na Zona Rural para o cativeiro. 

Jorge Gabriel logo após ser resgatado pela Polícia Civil.

Entenda mais o caso

Uma força-tarefa foi criada na manhã da última sexta-feira (27 de junho de 2025) para localizar o menor Jorge Gabriel Lima de Carvalho, de 14 anos, filho de um empresário do ramo de transportes, que foi sequestrado na noite da última quinta-feira (26), na cidade de Monsenhor Gil-PI, a 59 km de Teresina.

O estudante Jorge Gabriel foi sequestrado na noite da quinta-feira (26 de junho de 2025) na BR-316, em Monsenhor Gil, após participar de um treino de atletismo, por volta das 21 horas.

Ele estava no estádio Arthurzão, no bairro Cachoeira, saiu de lá com um grupo de amigos, fez um lanche, depois se despediu dos colegas e se dirigia até sua casa no bairro Vila Nova, próximo à BR-316, quando foi interceptado por um carro preto. 

“Ele é atleta de capoeira, atletismo e jiu-jitsu. Jorge Gabriel é um menino que vive para a escola, os treinos, igreja e para casa. Ele já ganhou campeonato de jiu-jitsu em Teresina” , disse o treinador Jozimar Venção, que treina Jorge Gabriel.

 

Fonte: Portal Cidade Verde