O atacante português Diogo Jota, da seleção de Portugal e do Liverpool, morreu nesta quinta-feira, 3 de julho de 2025, em um acidente de carro. O irmão de Jota, o atacante André Silva, do Penafiel, de Portugal, também morreu no acidente ocorrido em Zamora, noroeste da Espanha.
Segundo a polícia espanhola, o carro em que os jogadores portugueses estavam pegou fogo após um pneu estourar e jogar o veículo para fora da pista em uma rodovia federal.
“Um veículo saiu da pista pela calçada pela esquerda. A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro se incendiou, e ambos os ocupantes morreram”, afirmou a Guarda Civil da Espanha em comunicado.
Quem era Diogo Jota
Diogo José Teixeira da Silva, conhecido como Diogo Jota, Nascieu em 1996 em Massarelos, Portugal, Diogo Jota iniciou sua trajetória profissional no Paços de Ferreira e passou por grandes clubes como Porto e Wolverhampton, antes de se juntar ao Liverpool em 2020.
Ao longo de sua carreira, ele conquistou títulos significativos, incluindo um Campeonato Inglês e duas Copas da Liga.
Recentemente, Jota contribuiu para a conquista da Liga das Nações Europeias pela seleção portuguesa.
Por seu país, ele marcou 14 gols em 47 partidas.
Homenagens a Diogo Jota e André Silva
Nas redes sociais, o Liverpool, clube inglês no qual Jota atuava, afirmou estar devastado com a tragédia.
“O Liverpool Football Club está devastado com o trágico falecimento de Diogo Jota.
O clube foi informado de que o jovem de 28 anos faleceu na sequência de um acidente rodoviário na Espanha juntamente com o seu irmão, André.
O Liverpool FC não fará mais comentários neste momento e solicitará a privacidade da família de Diogo e André, amigos, companheiros de equipe e funcionários do clube são respeitados à medida que tentam chegar a um acordo com uma perda inimaginável.
Continuaremos a dar-lhes todo o nosso apoio.”
A Federação Portuguesa de Futebol também lamentou a morte dos atletas.
“A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.
A Federação Portuguesa de Futebol exprime as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respectivamente, alinhavam os jogadores.
A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino.
Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado.”
O Penafiel, clube da segunda divisão portuguesa no qual jogava André Silva, publicou:
“O Futebol Clube Penafiel manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento trágico de André Silva e do seu irmão Diogo Jota, vítimas de um acidente de viação ocorrido nas últimas horas.
A perda de duas vidas tão jovens e ligadas ao mundo do futebol enche-nos de dor e consternação. Neste momento tão difícil, o Futebol Clube Penafiel endereça as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles que partilharam com André e Diogo momentos de vida e de paixão pelo esporte.
O clube decretará luto oficial e prestará homenagem nos próximos compromissos desportivos.
Descansem em paz.”
Fonte: O Antagonista