21°C 33°C
José de Freitas, PI
Publicidade

424 detentos deixaram presídios no Piauí na saidinha temporária do Natal

A previsão é que os detentos retornem aos presídios até o próximo dia 26 de dezembro

Redação
Por: Redação
22/12/2024 às 09h57 Atualizada em 22/12/2024 às 10h06
424 detentos deixaram presídios no Piauí na saidinha temporária do Natal
Mais de 400 detentos foram beneficiados pela saidinha temporária do Natal de 2024

Mais de 400 presos foram beneficiados pela saidinha temporária no Piauí na última sexta-feira (20 de dezembro de 2024). A previsão é que os detentos retornem aos presídios até o próximo dia 26 de dezembro (quinta-feira).

De acordo com Reginaldo Moreira, diretor de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), a Polícia Penal, em conjunto com outras forças de segurança, está realizando fiscalizações para evitar eventuais fugas durante o período.

“Ela começou na sexta-feira e vai até o dia 26 de dezembro. Nós temos 424 internos nessa condição, mas eu quero tranquilizar a população piauiense que já existe um trabalho de fiscalização da Polícia Penal com as outras forças de segurança”, destacou o diretor.

Reginaldo Moreira ressaltou que, durante a saidinha temporária do Dia das Crianças, realizada em outubro, o índice de presos que não retornaram foi inferior a 3%, reforçando o controle e a fiscalização sobre os beneficiários.

“No mês de outubro, no saidão do Dia das Crianças, a evasão daquele preso que saiu e não retornou foi abaixo de 3%. Então demonstra que existe uma fiscalização tanto do poder judiciário quanto das forças de segurança”, afirmou.

A recente promulgação da Lei 14.843 introduziu alterações importantes no regime de saidinhas temporárias. Com a nova regra, o benefício está restrito a presos considerados de baixa periculosidade e pode ser concedido exclusivamente para fins educacionais. Essa mudança, no entanto, aplica-se apenas a detentos sentenciados após a entrada em vigor da legislação.

“A saída temporária é um benefício legal que acontece ordinariamente todos os anos. Assim foi no Dia das Crianças e agora no Natal”, concluiu Reginaldo Moreira. Com informações do Portal Cidade Verde.